Você é Arquiteto?! Tem dúvida em por que ter seu site?!

 Eu tenho certeza que você já ouviu a frase: se você não está na internet não existe.

Essa é uma verdade para todos os negócios, inclusive pro Arquiteto. Milhares de pessoas procuram por site de Arquitetura diariamente e você não existirá para elas enquanto não tiver um site em que possa compartilhar seu trabalho.

Sempre que falo disso, uma pergunta que muitos Arquitetos me fazem sobre é: Qual o melhor? Blog ou site de Arquitetura? Para muitos modelos de negócio, essa é uma resposta difícil de responder, mas para a principal estratégia que ensino é simples: o Blog. Mas, para você entender melhor, vamos explicar a diferença:

  • O site de Arquitetura é um conjunto de páginas estáticas ligadas por links de navegação. Ele é pouco atualizável e tem um papel forte para portfólio.
  • O blog de Arquitetura é um site dinâmico. Ele é atualizável mais vezes, com mais facilidade, e oferece tudo que um site tem.

Eu já expliquei diversas vezes que ninguém gosta de vendedores e, por isso, a principal estratégia de vendas da atualidade é gerar relacionamento e liderar clientes. Esse é o principal motivo pelo blog ser melhor. Ele te permite produzir conteúdo interessante para o público-alvo e construir um relacionamento muito forte com ele.

Como eu expliquei antes, o blog é um modelo de site. Por isso tratarei como site de Arquitetura no decorrer do texto, mas, apesar de serem estratégias voltadas para o blog, é possível ter um site básico com essa estrutura.

 

Como ter um dos melhores sites de Arquitetura?

O primeiro passo para o seu site de Arquitetura estar entre os melhores é criar conteúdo e pensar no relacionamento com o leitor. Além de importante para se posicionar, o nicho de mercado tem um papel crucial na produção de conteúdo para o seu site.

Quando você tem um nicho de mercado, é mais fácil entender sobre o que escrever em seu site de Arquitetura. Um Arquiteto generalista tem uma lista muito grande de assuntos para tratar, enquanto um Arquiteto especialista consegue focar mais em sua área de atuação e atingir exatamente o seu público-alvo.

Esse conteúdo do site de Arquitetura fará com que os leitores se relacionem com você, ou seja: comentarão, curtirão, compartilharão seu conteúdo e, até mesmo, entrarão em contato. Se o seu site for bem otimizado, ele poderá até entrar para uma lista de pessoas que deseja receber seu conteúdo.

O principal motivo para buscar o relacionamento em seu site de Arquitetura é ter autoridade. Liderar clientes é um passo importante para ter sucesso como Arquiteto. O leitor estará recebendo aquele conteúdo e aprendendo com você. Isso fará com que se apaixone pelo trabalho e te veja como um expert. Ficará louco pra te contratar!

O único jeito de ter um site de Arquitetura entre os melhores é investindo em conteúdo de qualidade para o seu público-alvo com uma estrutura bem definida, mas esse é assunto para o próximo item!

Conteúdo para site de Arquitetura

Como eu disse antes, esse modelo de site de Arquitetura que ensinei é voltado para a melhor estratégia de marketing atual: gerar relacionamento para depois vender – por isso que ele está repleto de caixas de captura -, mas não se esqueça que toda sua estratégia dependerá da qualidade do conteúdo.

Sabendo quem é seu público-alvo, nicho de mercado e o que essas pessoas procuram na internet, você conseguirá produzir muito material para que eles se relacionem com você. Afinal, quem mais poderia produzir conteúdo de qualidade sobre sua área de atuação se não você? Apenas a concorrência, então é bom sair na frente!

Uma dica importante de conteúdo é sobre a periodicidade de atualização do site de Arquitetura. Muitos Arquitetos me perguntam quantos artigos o site deve ter. Tenha sempre na cabeça que periodicidade é melhor que quantidade. É melhor publicar um artigo por semana no mês do que vinte artigos em um dia e passar três meses sem publicar.

Pense no caso do Porta dos Fundos. Parte do sucesso do canal se deve ao fato de publicarem vídeos três vezes por semana com alta qualidade. Isso faz com que as pessoas aguardem por esses dias para assistirem os vídeos novos.

 

Você já está pronto pra ter o seu site de Arquitetura perfeito?

 

Fale com um especialista de produto hoje mesmo e saiba como podemos te ajudar!

    error: Obrigado pelo interesse. Fale Conoso: 019 3617-4221